Júlia Lemmertz foi a última Helena de Manuel Carlos. E eu a entrevistei. A Júlia, não a Helena. Quer dizer, talvez as duas.
A atriz me confidenciou um certo pesar pelo papel. Protagonizar ‘Em Família’ era pra ser uma homenagem à mãe, a primeira Helena. Só que as coisas não saíram como planejado, o que a faz pedir desculpas a Lílian Lemmertz.
Falei com ela em 2024, às vésperas da estreia de ‘Justiça 2’ , série antológica do GloboPlay. Ali, a personagem era desafiadora pelos graves dilemas, a complexidade humana e as injustiças da vida. “Tentando acertar, ela erra muito”, reflete.
Aos 61 anos, a atriz também me falou do espaço para mulheres mais velhas nas artes, da iminência da morte e da vida em um mundo em crise. Foi mais de uma hra de conversa e a entrevista completa pode ser lida aqui.
Por que a última Helena de Manuel Carlos acha que a personagem seria uma Marielle Franco?
Percebi que um trecho específico da entrevista tinha maior potencial para as redes sociais. Foi o único publicado em vídeo.
Nele, Júlia Lemmertz reflete sobre a personagem de Maneco e imagina que atualmente ela seria uma mulher engajada, de posição política bem definida e com voz ativa. “Uma Marielle Franco”.
Deixe um comentário