,

Criatividade e irreverência no Instagram garantem engajamento

Temas sensíveis podem funcionar muito bem nas redes sociais se tratados com um pouquinho de leveza — e uma dose controlada de malícia

Por.

min read

Compartilhe

Engajamento no Instagram depende bastante da imagem que você escolhe. Nesta, sobre um fundo rosa, uma mão segura uma banana em riste, parcialmente descascada. Na frente, um textop lê: "OnlyFans vai banir pornografia da plataforma a partir de outubro"

O Estadão é um jornal sério. Por vezes, sisudo. Mas as redes sociais, especialmente o Instagram, sempre permitem um pouco mais de experimentação pelo engajamento. Nos meus tempos por lá, a autonomia pra criar era grande, mas obviamente limitada ao bom-senso.

Não raro a gente tinha notícias importantes ou curiosas que eram difíceis de ilustrar. Pro site, o problema não era tão grande. Um print de artigo, uma foto genérica já resolviam. Mas nas redes sociais a gente precisa fisgar, conquistar.

Meu exemplo mais bem sucedido de adaptação de conteúdo sensível pras redes é esse aqui. E é autoexplicativo. De resultado? Mais de 50 mil likes e 2.500 comentários.

Gosto desse exemplo porque ele demonstra que a curadoria pra redes sociais frequentemente depende de um olho bom pra imagem e emojis.

Mas pra chegar aí, antes tive também ao menos dois outros cases que pavimentaram o caminho pra esse hit. Ambos na mesma linha.

Somados, eles juntam 34.038 likes e mais de mil comentários. A prova de que, às vezes, uma fotinha de banco de imagens pode fazer toda a diferença.

Mesmo no luto, bom humor pode ser uma homenagem — e garantir engajamento no Instagram

Bom humor e tino pras tendências das redes também são fundamentais pra ser um bom social media. Mesmo na hora do luto. Foi o que rolou quando da morte da jornalista Glória Maria.

O sucesso desse case pra mim está no copy. O título bem feito pesou muito pra garantir ao conteúdo não passar por deboche.

Não tiro da cabeça que foi meu reforço positivo à carreira dela — “enquanto produzia reportagens incríveis”, no título que surge primeiro — e a legenda engrandecedora que permitiram a recepção tão positiva. Os comentários do post provam isso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *